Este artigo tem como objetivo orientar estudantes/desenvolvedores a preparar a plataforma de desenvolvimento Eclipse para realizar a implementação de aplicações Android, usando Linux Ubuntu 11.04. Tendo em vista que a IDE Eclipse é a plataforma oficial de desenvolvimento de aplicações Android.

Ao final, será criada uma aplicação Android com a finalidade de testar o ambiente.

Requisitos Mínimos

Para seguir neste Artigo, é necessário:

  • Pacote JDK
sudo apt-get install sun-java6-jdk
  • IDE Eclipse (Caso prefira usar o Netbeans clique aqui)
sudo apt-get install eclipse
  • Realizar o download do Android SDK para Linux

Configurando o AVD

Para emular o ambiente Android é necessário ter um Android Virtual Device (AVD) configurado previamente. Entretanto, ao realizar o download do Android SDK, descompacte o arquivo no diretório /home do seu sistema.
Ao descompactar o arquivo será criado o diretório android-sdk-linux_x86, é interessante renomear esse diretório para android-sdk. Em seguida, acesse-o e localize a pasta tools e execute o arquivo android.
Na janela que surge, clique na opção Available packages e selecione os pacotes conforme Figura 1, e clique em Install Selected. Aguarde até que os pacotes sejam baixados. Esta operação levará um certo tempo dependendo da sua banda de Internet.
Figura 1 - Baixando pacotes do AVD
Após realizar o download dos pacotes, escolha a opção Virtual devices (no menu esquerdo da tela) para configurar um AVD. Para isso, basta clicar no botão New, e preencher os dados de acordo com a Figura 2. Clique em Create AVD para finalizar.
Figura 2 - Criando um AVD
Figura 3 - Resultado

Instalando o ADT Plugin

Para desenvolver aplicações Android na IDE Eclipse faz-se necessária a instalação do Android Developer Tools, ou seja, as ferramentas para desenvolvimento de aplicações Android, que podem ser encontradas instalando o ADT Plugin. Desta forma, será possível localizar o Android SDK e a AVD já preparada para emular o ambiente Android. Para isso, no Eclipse, acesse o menu {Help}, em seguida {Install New Software...}. Na janela que surge clique no botão {Add...}. No campo {name} digite ADT Plugin, em {location} preencha a url com o valor https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/ clique em ok. O eclipse irá realizar a busca pelo software. Selecione {Developer Tools} e clique em {next}. Aceite os termos e mande instalar. Agora é só aguardar o processo de download e instalação do plugin. Será necessário reiniciar o Eclipse.

Preparando a Plataforma Eclipse

Com o ADT Plugin instalado, resta apenas configurar o ambiente para determinar o diretório de instalação do pacote Android SDK. No Eclipse, acesse o menu {Window} >{Preferences}. Na janela que surge, selecione a opção Android. Será necessário aceitar os termos do Google. Localize o Android SDK clicando no botão Browse. Após localizá-lo, clique no botão Apply para aplicar as modificações. A Figura 4 ilustra uma situação de localização do Android SDK. Clique no botão ok para finalizar.
Figura 4 - Localização do Android SDK

Criando nossa primeira aplicação Android

Agora o momento mais esperado, a criação de uma aplicação Android para testar o ambiente de desenvolvimento. No Eclipse, tem-se novas opções na barra de ferramentas. Clique na opção de criar um novo projeto Android, conforme a Figura 5.
Figura 5 - Criando um novo projeto Android
Figura 6 - Criando o projeto HelloAndroid
Clique no botão Finish para finalizar. O projeto HelloAndroid é criado. Para testar o funcionamento da aplicação, clique com o botão direito no projeto, escolha a opção {Run as} > {Android Application}.
A aplicação deverá levar um certo tempo para carregar totalmente. Logo em seguida o Hello Android é visto no display do emulador, de acordo com a Figura 7.
Figura 7 - Hello Android

Conclusão

A configuração do ambiente, bem como a disponibilidade dos softwares necessários são de fácil acesso, possuindo uma grande variedades de servidores disponíveis na Internet onde é possível realizar o download das ferramentas. Por ser open source, o desenvolvedor não precisa gastar um centavo se quer para começar a criar suas aplicações Android. Utilizando a IDE Eclipse, tem-se um ambiente de alta produtividade, com suporte a todas as ferramentas de desenvolvimento disponíveis, o que favorece um desenvolvimento ágil de aplicações Android.

Últimas considerações

Este post foi criado com base no post do blog João Siqueira, para falar a verdade não o conheço, porém me ajudou bastante com seu post.
Bem galera, é isso em breve voltarei com mais algum post provavelmente algo de Ruby on Rails.